Visual merchandising
Visual Merchandising: como destacar a marca?
Publicado por Mariana · 02/10/2025 · 0 comentário(s)

Conquistar a atenção do consumidor vai muito além de expor produtos nas prateleiras.
Por isso, o Visual Merchandising surge como uma estratégia inteligente para transformar o PDV em um espaço memorável, capaz de transmitir identidade, criar experiências únicas e potencializar resultados.
Neste blog, você vai descobrir como aplicar práticas eficazes de Visual Merchandising para destacar sua marca, engajar shoppers e impulsionar vendas. Sempre com foco em criatividade, inovação e resultados tangíveis.
O que é Visual Merchandising?
Visual Merchandising é o termo em inglês para comunicação visual. Ou seja, é um conjunto de práticas estratégicas que visam organizar, apresentar e comunicar produtos no ponto de venda.
O principal objetivo aqui é garantir que a experiência de marca (Brand Experience) seja envolvente, clara e memorável.
Para isso, se utiliza de displays, expositores e elementos do PDV (como cores, iluminação e tecnologia), para expressar a identidade da marca, engajar os consumidores e gerar resultados reais.
Em resumo, o Visual Merchandising combina criatividade, design e engenharia.
Portanto, cada detalhe importa. Isto é, desde o posicionamento do produto, materiais dos displays até a disposição dos expositores. Tudo deve ser pensado e planejado para reforçar a mensagem da marca e gerar impacto.
Qual é o impacto do Visual Merchandising?
Segundo uma pesquisa em uma rede brasileira de chocolate finos:
29,5% dos consumidores realizam compras de forma espontânea e emocional. Para 24,8% elas não foram planejadas.
Para acrescentar:
Esses números ilustram que o Visual Merchandising é muito mais do que estética! Ele atua como a ponte entre o planejamento estratégico da marca e a experiência real do consumidor.
Logo, quando bem executado, transforma expositores e displays em ferramentas estratégicas que organizam produtos, despertam interesse e reforçam a identidade da marca.
No PDV, essa abordagem é responsável por:
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Engajar shoppers;
- Impulsionar vendas.
O Visual Merchandising torna o ponto de venda um ambiente que conecta, encanta e gera resultados concretos para marcas que buscam se destacar.
5 dicas práticas de Visual Merchandising para destacar a sua marca
Diante da importância do Visual Merchandising, citado acima, reunimos uma lista com 5 dicas práticas para destacar a sua marca no PDV.
Veja a seguir!
1. Planeje campanhas sazonais e datas comemorativas
O primeiro passo para construir uma estratégia eficiente de Visual Merchandising é planejar campanhas:
- Use um calendário de datas comemorativas para garantir alinhamento com os objetivos comerciais da sua marca;
- Estruture ações para datas estratégicas e sazonais. Isso vai ajudar a gerar movimento, relevância e oportunidades de vendas adicionais.
Por exemplo, considere o desenvolvimento de expositores e displays temáticos, customizados para datas como Dia das Mães. Eles serão capazes de potencializar a visibilidade de produtos e reforçar a presença da marca no momento certo.
E suponhamos que a sua intenção é fazer um lançamento para a Black Friday. Nesse caso, o ideal é que planeje com antecedência. Ou seja, converse com um dos consultores da Ultra Displays para poder saber prazos de desenvolvimento e entrega. Assim, você poderá ter seu display na data que precisa!
2. Use cores e iluminação de forma estratégica
Como já mencionado anteriormente, cores e iluminação são elementos que chamam a atenção dos shoppers e que influenciam na decisão de compra.
Portanto, para atrair olhares, faça um bom uso desses componentes. Escolha tons que:
- Reflitam a identidade da marca;
- Iluminam os produtos de maneira estratégica, gerando um impacto imediato e positivo no consumidor.
3. Use cores e iluminação de forma estratégica
Como já mencionado anteriormente, cores e iluminação são elementos que chamam a atenção dos shoppers e que influenciam na decisão de compra.
Portanto, para atrair olhares, faça um bom uso desses componentes. Escolha tons que:
- Reflitam a identidade da marca;
- Iluminam os produtos de maneira estratégica, gerando um impacto imediato e positivo no consumidor.
4. Aposte em displays personalizados
Displays personalizados são ferramentas fundamentais de um bom Visual Merchandising.
Afinal, eles são customizados conforme os objetivos da campanha, pensando em reforçar a identidade da marca, destacar produtos e engajar consumidores.
Projetos especiais de expositores permitem:
- Ajuste de cores, materiais, iluminação e tecnologia;
- Uso da criatividade para transformar o ponto de venda em uma experiência memorável;
- Desenvolvimento de acordo com o layout da loja e o perfil do público.
E é justamente isso que garante a diferenciação frente à concorrência.
5. Conte histórias através do PDV
E por fim, utilize o Visual Merchandising para contar histórias! Cada elemento no PDV deve reforçar uma narrativa da marca para manter a coerência da identidade.
Isso é o que permite que a sua empresa seja reconhecida e relembrada, mesmo após esse contato. O que ajuda, inclusive, com aumento das taxas de recompra, por exemplo.
Então, desde displays temáticos até a sinalização, todos esses elementos devem expressar valores da marca, criando uma conexão emocional com o shopper.
E agora?
O Visual Merchandising é uma ferramenta estratégica capaz de transformar o ponto de venda em um espaço que conecta consumidores à marca, encanta e gera resultados concretos.
Na Ultra Displays, entendemos que cada campanha é única. Por isso, o seu display personalizado é desenvolvido com criatividade, design e tecnologia, garantindo que sua marca seja destacada, reconhecida e lembrada.
Com produção própria e certificações de qualidade e sustentabilidade, transformamos ideias em experiências que potencializam vendas e fortalecem a presença da marca no varejo.
Confie na Ultra Displays para transformar o PDV em um ambiente que conecta, inspira e converte!
Você também pode gostar

PDV: o que é e como aplicar estratégias de Trade Marketing
Entender o que é PDV vai além de reconhecer o espaço físico de venda. É perceber o potencial desse ambiente para criar experiências que conectam o shopper à marca. Pensando nisso, neste conteúdo, você vai descobrir como aplicar estratégias de
Publicado por Jenifer em 22/09/2025