Trade Marketing

Brand Experience: por que pontos de contato são relevantes?

Publicado por Janaina Gasparini Diretora de Marketing · 24/11/2025 · 0 comentário(s)

brand experience

Toda marca deseja ser lembrada, mas, para isso, é preciso ir além de um bom produto ou uma comunicação impactante. 

O que realmente constrói lembrança e preferência é a experiência que o consumidor tem ao se relacionar com a marca em diferentes momentos e canais.

E quando esses pontos de contato são planejados de maneira integrada e coerente, criam um Brand Experience capaz de gerar conexões duradouras e despertar emoções.

Neste conteúdo, você vai descobrir como esses momentos moldam a percepção do público e por que o display no PDV tem um papel essencial em transformar propósito e valor em experiências reais.

O que é Brand Experience?

O Brand Experience, ou experiência de marca, é o resultado gerado pelo conjunto de interações do consumidor com uma marca. 

Do primeiro clique no site até a visita no ponto de venda e o acesso ao display, cada ponto de contato contribui para a construção da ideia da pessoa sobre a marca, valores e proposta. 

Portanto, o Brand Experience acontece em todos os canais em que a marca está presente. E cada relacionamento construído nesses espaços tem o potencial de:

  • Reforçar a identidade da marca;
  • Gerar lembrança positiva;
  • Criar vínculos duradouros com o consumidor.

Não à toa, o Brand Experience tem impacto em toda a jornada de compra do shopper. Contudo, na fase de descoberta, essa estratégia é ainda mais importante. 

Isso porque é nesse momento que o consumidor, muita das vezes, entra em contato com a marca pela primeira vez, formando impressões que influenciam na decisão de compra. 

Por isso, é fundamental garantir que cada ponto de contato seja consistente, relevante e memorável. Assim será possível transformar uma simples interação em uma experiência que cativa e conecta.

> Leia também: O que é Trade Marketing? Da estratégia ao sell-out

Benefícios de uma Brand Experience estratégico

beneficios estrategicos

Ainda segundo a Opinion Box, 51% dos consumidores já criticaram marcas, publicamente, depois de vivenciarem uma experiência negativa. 

Esses números só reforçam a importância de investir em uma experiência de marca consistente e estratégica

Uma estratégia intencional de Brand Experience, voltada a gerar boas percepções nos consumidores, é capaz de proporcionar:

  • Engajamento e fidelização: quando cada ponto de contato transmite os valores e a identidade da marca, o consumidor se sente mais conectado e tende a se tornar um cliente recorrente;
  • Reconhecimento de marca: experiências consistentes fortalecem a percepção da marca, fazendo com que ela se destaque em meio à concorrência e seja facilmente lembrada pelo público;
  • Experiências memoráveis: cada interação bem planejada, seja online ou no PDV, cria momentos positivos que ficam na memória do consumidor;
  • Aumento do valor percebido: uma marca que oferece experiências coesas e de qualidade transmite confiança e credibilidade, elevando o valor percebido dos produtos ou serviços oferecidos.

Em outras palavras, o Brand Experience eficaz é aquele que transforma cada ponto de contato em um ciclo de engajamento e reconhecimento que se reflete diretamente na decisão de compra.

> Leia também: Visual Merchandising: como destacar a marca?

Pontos de contato: como cada interação conta na experiência da marca?

Os pontos de contato são ferramentas do Brand Experience. Isso significa que cada interação do consumidor é uma oportunidade de conexão é criada. 

As estratégias aplicadas a cada ponto de contato fortalecem (ou enfraquecem) a imagem que o público forma sobre a marca.

O objetivo é que cada interação contribua para o Brand Experience, transmitindo valores, propósito e identidade em todos os canais.

Entre os principais pontos de contato que impactam a experiência de marca, podemos destacar:

  • PDV: displays e materiais de merchandising estratégicos reforçam a identidade visual da marca e criam experiências que despertam o interesse do consumidor;
  • Canais digitais: o site, as redes sociais e os aplicativos são extensões da marca;
  • Comunicação direta: e-mail, atendimento ou eventos também são interações importantes para o Brand Experience.

Quando todos esses pontos de contato comunicam, de forma consistente, a mesma mensagem, o resultado é uma experiência de marca sólida

> Leia também: Shopper Marketing: a estratégia para impactar o público certo

O display como ferramenta estratégica no ponto de contato 

O display, no Brand Experience, é a extensão da identidade da marca no ponto de contato, que, nesse caso, é o PDV. 

Portanto, cada detalhe nessa solução necessita comunicar valores, posicionamento e propósito, influenciando diretamente como o consumidor percebe a marca.

  • Design: o visual do display precisa refletir a identidade da marca. Cores, tipografia, formas e acabamentos que transmitam o mesmo estilo presente nos demais canais de comunicação;
  • Funcionalidade: além da estética, o display deve oferecer praticidade e acessibilidade, facilitando a visualização e o alcance dos produtos;
  • Materiais: a escolha de materiais de qualidade, duráveis e adequados ao ambiente de exposição garante resistência, reforça a percepção de valor e pode até transmitir atributos da marca, como sustentabilidade ou inovação;
  • Posicionamento estratégico: a localização no PDV influencia diretamente o impacto visual e o comportamento de compra, potencializando a visibilidade da marca e estimulando a decisão do consumidor

Isto é, um display bem projetado desperta o interesse, orienta o olhar e cria uma conexão imediata entre o produto e o consumidor. Ele é capaz de transformar o ponto de venda em um ambiente de experiência.

ilha vanish

Um exemplo de display que proporciona uma experiência de marca memorável é a Ilha Vanish HHR&B. 

Desenvolvida pela Ultra Displays, essa solução combina design limpo e composição equilibrada para transformar o ponto de venda em uma vitrine que reforça a percepção de tecnologia e credibilidade da marca.

O acabamento e a presença da máquina integrada expressam performance, permitindo que o consumidor vivencie os atributos de domínio, competência e confiança. 

A Ilha Vanish cria um Brand Experience que conecta estética, funcionalidade e percepção de valor.

Transforme cada ponto de contato em uma experiência inesquecível

Criar um Brand Experience consistente é investir em conexões genuínas. Cada detalhe conta uma história que aproxima o consumidor da sua marca. 

Quando os pontos de contato são planejados de forma estratégica, a marca deixa de apenas ser vista e passa a ser vivida. E é essa vivência que gera lembrança, preferência e fidelidade.

Na Ultra Displays, cada projeto é desenvolvido para traduzir a essência da marca em experiências visuais e funcionais que encantam.

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